COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II


Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(  )  No Brasil, estima-se que aproximadamente 70% do transporte de cargas é realizado por caminhões e em países desenvolvidos, esse percentual gira entre 20 e 30%.

 

(  )  A função de transporte de fatores de produção ou de produtos cria a possibilidade de que estes bens do agronegócio estejam disponíveis no local, no tempo e na quantidade desejada pelos consumidores, ficando clara a sua importância diante da crescente separação geográfica entre a produção e o consumo que o desenvolvimento econômico, a globalização e outros fatores vêm causando no Brasil já há algum tempo.

 

(  )  No Brasil, a pouca eficiência nos sistemas de transporte de cargas tem levado o agronegócio nacional a se deparar com muitas dificuldades no que tange a produzir de forma competitiva, tanto para o mercado interno quanto para o externo, devido à inadequação das estruturas de transporte e logística.

 

(  )  Cerca de 60% do transporte de cargas do agronegócio brasileiro é realizado pelo modal rodoviário em aproximadamente 1,7 milhão de veículos, restando 20% do volume de cargas para o transporte ferroviário, 15% para o hidroviário e apenas 5% para o dutoviário e aéreo.

 

(  )  Alguns fatores influenciam a escolha do modal, tais como: velocidade de entrega, deterioração da qualidade, custo de transporte, flexibilidade da rota, adequação física do produto e confiabilidade de entrega.

 


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, V, F.


V, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.

Sobre verticalizações e integrações agroindustriais, é correto afirmar:

 

 


As principais vantagens das integralizações horizontais são: a) compartilhamento de assistência técnica; b) alternativas comerciais para produtos e serviços; c) geração de rendas adicionais; d) maior especialização de competências.


Os benefícios decorrentes de uma integralização vertical são: a) assegurar suprimentos futuros; b) garantir padrões de qualidade; c) reduzir custos e desperdícios; d) baixar o nível do estoque; e) promover a permuta de experiências; f) maximizar a curva de aprendizagem.


Como exemplo de uma integralização horizontal pode ser citado um estabelecimento onde se produz milho, suínos, bovinos e cana de açúcar. O milho serve de alimento para os suínos e bovinos, enquanto a cana de açúcar pode ser utilizada na alimentação dos bovinos ou industrializada


Como exemplo de uma integração vertical pode ser citado uma granja de rebanho leiteiro produzindo leite e transformando-o em laticínio próprio, em queijos, iogurte doces e outros derivados.


Todas estão corretas.

Considerando a Figura 1 abaixo, sobre Sistema Agroindustrial, é correto afirmar:

Figura 1: Sistema Agroindustrial.

Fonte: Batalha (2008).


O Sistema Agroindustrial conta com industrias de apoio como as de transporte, combustíveis, indústria química, indústria mecânica e de eletrodomésticos.


Todas estão corretas.


As atividades de exploração florestal, indústria do fumo, couros, peles, papel e papelão e agroenergia compõem a porção não alimentar de um Sistema Agroindustrial.


O Sistema Agroindustrial pode ser formado por área alimentar e não alimentar e completado pelas indústrias de apoio.


O Sistema Agroindustrial, em sua porção alimentar, é constituído pela área de produção transformação e distribuição dos produtos.

Considere as afirmativas sobre a situação brasileira das Commodities e a formação de preços e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

O Brasil vem firmando sua posição entre os maiores produtores e exportadores das principais commodities agrícolas. Face à crescente importância que esses produtos vêm assumindo na pauta de exportações brasileiras, torna-se cada vez mais necessário uma maior compreensão do mercado internacional destes produtos agropecuários.

 

Como os preços no Brasil seguem as cotações internacionais, toda vez que esses preços sofrem oscilações bruscas, a renda dos agricultores brasileiros é afetada positiva ou negativamente.

 

Os preços se formam em bolsas de mercadorias, em geral localizadas em países desenvolvidos, que apresentam dinâmicas isentas da interferência individual de produtores e consumidores.

 

Atualmente há diversos fatores pressionando os preços das commodities.

 

O recente dinamismo de países emergentes (China, Índia, etc.) levou a uma significativa ampliação da renda per capita e a uma crescente demanda por consumo de produtos agrícolas, agravada pelos baixos níveis de estoques internacionais.

 

 


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, F, V, V, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, F, F.

Baseando-se na Figura 1 abaixo, que retrata a curva de demanda e mudança na quantidade demandada, escolha alternativa correta.

 

 

 


O modelo da demanda prevê que, quando o preço de um bem diminui e todas as demais variáveis se mantêm inalteradas, a quantidade demandada desse bem diminui.


Demanda (ou procura) é a “quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento”. A demanda do mercado é considerada o somatório das demandas individuais. A medida que o preço de um produto diminui a demanda aumenta.


A principal variável é a oferta do bem ou serviço.


Quando o preço de um bem se reduz e todas as demais variáveis se mantêm inalteradas, a quantidade demandada desse bem diminui.


O consumidor visa a satisfazer da melhor maneira possível suas necessidades e desejos, porém não leva em consideração seus gostos e preferências.

Páginas: 123456